Ontem, hoje 19 e todos os dias: Dia da Mulher

2

19 de setembro de 2012 por Samuel Santos


Neste dia 19 de setembro comemoramos o Dia Municipal da Mulher. Criada em 1999, através da Lei Municipal número 3.444, este dia é mais uma ação positiva na busca da valorização e inclusão da mulher nos espaços da sociedade.

Certamente a tarefa não é fácil, mas é necessário exaltar as iniciativas criadas pelas feministas patrulhenses para incluir a mulher nas pautas municipais. Outro exemplo é o Conselho Municipal da Mulher (CONDIM) que trata de ações, principalmente relacionadas à saúde e violência doméstica.

Os machistas e sarcásticos menosprezam não apenas as datas, mas a causa e que não compreendem as diferenças, ficam na defensiva justificando “que todos os dias são dias das mulheres”. E é. Dia da mulher que gera a vida. Mulher que dá a luz. Que tem turno de trabalho duplicado ou talvez triplicado. Mulher que luta e defende a família. Mulher que educa, empreendedora, que produz alimento, que tem voz ativa na sociedade e ajuda a construir um Santo Antônio da Patrulha mais forte.

No entanto é necessário sim dias que lembrem, enalteçam e marquem a luta da mulher para ser inclusa. Dias estes que permitam que todos parem e façam uma reflexão, neste caso, a importância da mulher na sociedade.

Oxalá não precisássemos colocar nos calendários esta data. Oxalá não tiverem mais boletins de atendimentos em hospitais e delegacias de polícia relacionados à violência contra mulher. Ver noticias na mídia que as mulheres tenham salários e funções igualitárias na nossa sociedade. Quero, num futuro não tão distante, ver o fone 180 ser desativado. Desativado não por falta de denuncias, pois hoje ainda há muita violência que não é denunciada, mas por não existir mais este tipo de atrocidade.

Sem deixar passar o momento oportuno,  vislumbrar o dia que seremos administrados por uma mulher e quebrarmos, assim, o paradigma de machista a sociedade Patrulhense.

E viva as mulheres patrulhenses!Parabéns!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Ontem, hoje 19 e todos os dias: Dia da Mulher

  1. Renata da Silva Santos Borges disse:

    Parabéns pelo escrito, mesmo com com toda a independência já conquista pela mulher, muitas delas ainda são vítimas de uma sociedade com machista

    • Samuel Santos disse:

      Obrigado pela participação Renata! Este espaço é justamente para ampliarmos as informações e assim possamos construir uma sociedade mais justa. Se gostou da iniciativa divulgue nosso blog para seus contatos.
      Abraço e contamos com a sua participação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

setembro 2012
D S T Q Q S S
    out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
%d blogueiros gostam disto: