Semáforos…

Deixe um comentário

21 de setembro de 2012 por Edê


Nos últimos dias tem havido uma certa movimentação na cidade em decorrência da instalação de novos semáforos na cidade.

Os comentários sobre essa ação tem sido os mais diversos possíveis: uns reclamando da demora, outros falando que deveriam ser instalados aqui ou ali… e por aí vai. Muitas medidas tem sido tomadas para ou ao menos minimizar este problema, como criação de rótulas, mudança no sentido das vias, etc.

Não sou nenhum perito em trânsito, mas há de se concordar que em geral, esse é um problema que atinge muitas cidades brasileiras.

Não é também um problema isolado, faz parte de um contexto, que se estabelece mais ou menos assim: sociedade de consumo – capitalismo em marcha – empresas produzindo cada vez mais – governos com política para “aquecer” a economia – facilidade de crédito para os consumidores – maior possibilidade de compra – mídia incentivando cada vez mais o consumo – consumidores “felizes” com a conquista do seu automóvel. Resultado final: engarrafamentos, falta de vagas para estacionar, poluição!!! (Também evolve outros setores da economia, desde flanelinhas até as grandes refinarias de petróleo, mas esse é outro assunto).

O fato é que como não se sabe até onde vai esta bola de neve. Certa vez, uma rede de postos de combustíveis dizia que “o carro é o melhor amigo do homem”. Hoje em dia dá para discordar. Com a quantidade de carros rodando, o melhor amigo (ou amiga) do homem é a VAGA. Eu, pelo menos fico feliz quando encontro uma.

Agora, falando bem sério, acredito que a solução deste problema depende muito de uma mudança de mentalidade, uma mudança cultural. Obviamente que esta mudança não é do dia para a noite e não depende única e exclusivamente dos governos. Depende sim, de cada um de nós, da nossa tomada de consciência.

Amanhã, dia 22 de setembro é o dia mundial sem carro. Como diria John Lennon, “Imagine”, um mundo sustentável, sem pressa, sem poluição… Que um dia consigamos evoluir a esse ponto… Imagine! Que este dia sem carros, possa estender-se. A compra de bicicletas também pode ajudar a “aquecer a economia”.

Mais bicicletas. Menos carros. Mais saúde. Menos poluição. Sinal verde para uma nova sociedade muito mais sustentável!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

setembro 2012
D S T Q Q S S
    out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
%d blogueiros gostam disto: