Eleições 2012: O debate- vencedores e derrotados

6

27 de setembro de 2012 por Samuel Santos


Por Edenilson Costa e Samuel Santos

Eleições 2012: O debate- vencedores e derrotados

Embora o blog Manifesto Rapadura, esteja a pouco tempo com suas atividades na rede, tem uma origem de “manifestação” ativa há muito tempo neste município, através dos seus idealizadores.

Como não poderia ser diferente, também estamos acompanhando de perto o pleito eleitoral vivenciado por todos nos últimos meses. Assim tomamos a iniciativa de comentar o debate  entre os candidatos à eleição majoritária, promovido pela Rádio Itapuí AM 1170, na noite de ontem, 26.

Como já diz o anuncio deste post “Eleições 2012: O debate- vencedores e derrotados” vamos expressar  a nossa a impressão de maneira imparcial sobre tais adjetivos no contexto em que ocorreu o referido debate e na forma como vem sendo conduzida as campanhas.

Antes de mais nada, temos o dever de  parabenizar os primeiros vencedores deste pleito:  Os integrantes das duas chapas. Pela coligação PP,PTB, PT, BSB e PRB, Paulo Bier e Branquinho  e pela coligação DEM, PMDB,PDT, PPS e PSDB  Zezo  e Ferulinho. Afirmamos  que são vencedores, pois em tempos de descrédito com os políticos, ambos os lados se dispõem a defender os interesses do município, fato que muitos parecem estar indiferentes.

No entanto uma derrota não tão clara, mas que nas entrelinhas,  para os bons entendedores ficou  nítida: o desmerecimento aos “vices” nos discursos. Mesmo com tentativas tímidas, não conseguiram traduzir  a importância devida daqueles que compões as chapas atuais e até mesmo aos que no passado assumiram, administraram e conduziram  o município na ausência dos que, teoricamente foram eleitos para tal. Teoricamente, pois o voto é da composição.

Consideramos vencedores os temas abordados.  Ambos mostram interesse pela saúde, educação, segurança, agricultura, meio ambiente e desenvolvimento. Embora sejam assuntos de suma importância, foi possível notar a diferença de visão de ambos os candidatos. E que bom, é salutar, uma vitória para democracia.

A grande derrota do debate deu-se pelos ataques pessoais, expressados tanto de forma direta quanto de forma mais discreta e até mesmo sarcástica. Existe um provérbio africano que diz: “quando dois elefantes lutam, quem sofre é o capim”. No caso do debate de ontem, quem sofreu foi  à mesa! A quantidade de batidas que se ouvia, expressava o clima do debate, a veemência com que defendiam suas ideias ou defendiam-se contra alguns ataques. Vitória, neste caso, do desejo, da vontade e da estratégia.

Em muitas questões foi vencedora a falta de objetividade em suas respostas. Acreditamos que os dois lados estivessem preparados para estas respostas, porém, devido a todos os receios que uma campanha traz, algumas destas questões não poderiam ser respondidas naquele momento.

Já consideramos derrotados os que na ignorância e pela falta de conhecimento, batem ao peito e soltam aos “quatro ventos”: “Terei que escolher o menos pior”.  Este sentimento talvez, de maneira simplória,  deveria ser remetido a questão da democracia conquistada e instalada, existindo assim  necessidade da escolha de um gestor público.

Independente do resultado nas urnas do dia 07 de outubro, sem sombra de dúvidas, teremos, além dos já citados,  dois grandes vencedores: A DEMOCRACIA e o POVO. Explicamos. A democracia proporciona a participação da  diversidade, da mulher, do jovem,  independente da cor, raça, credo ou classe social. Basta resgatarmos a o significado da palavra “Democracia” com origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Desta forma a sociedade tem, o povo tem, embora não tão orientado e sabedor de sua força,  o poder de governo. Embora muitos tentem desconstruir, manipular e forjar “é uma forma de governo do povo e para o povo”.

Que nossa democracia ainda jovem, se comparadas às demais civilizações, necessita ainda de um amadurecimento maior  é fato.  Mas é fato que somos agraciados, pois não precisamos nos submeter ao “ao poder da borracha” para exercer nossa cidadania e por isso já somos grandes vencedores.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Eleições 2012: O debate- vencedores e derrotados

  1. Virginia disse:

    Parabéns, meninos pelas iniciativas, o blog, este texto, as “tentativas de candidaturas”… Estou no infeliz grupo dos que defendem a escolha do menos pior… Pois, acredito que na realidade em que vivemos, se nós que temos, talvez, um pouco mais de consciência política, anularmos nossos votos, creio que teremos cada vez mais “Tiriricas” eleitos. Reforço a ideia de que não sabemos votar porque nossa democracia ainda é uma criança. A experiencia democrática do voto, em nosso país é mais nova que nós… Enfim, a sociedade brasileira ainda está aprendendo a ser democrática…
    Parabéns pela coragem, desacomodação e que vocês consigam fazer história de verdade…

    • Samuel Santos disse:

      Obrigado Virginia! O espaço do Manifesto Rapadura é democrático e conta com a participação popular. Obrigado por trazer sua posição e continue nos acompanhando!
      Valeu!!!

  2. Isabel disse:

    bom dia .
    muito bacana esse blog de voces. Parabéns.
    Sabem , eu não moro mais em Sto Antonio desde 2001. Sou sincera em dizer que não vejo nossa Terra, com bons olhos, me parece que paramos no tempo dos Coroneis e não saimos mais desse vicio. Sto Antonio precisa de cara nova ,inovaçõa crescimento, Gente com vontade de ver uma das 4 mais antigas cidades do RS para frente. Mas esta dificil. Muitos jovens como eu, tiveram que sair de Sto Antonio para ter perspectiva de crescimento. Um municipio tão querido não deveria mais ficar nas mãos de gente que só quer continuar essa mesmise em que os Patrulhenses estão. Que pena !
    Tomara que caras novas e bem intencionadas aparecam e que o povo patrulhense se de conta que podem mudar , o poder esta no dedo e na urna.
    Por isso que meu voto e de muitos outros amigos meus : É O BRANCO.
    abraços !

    • Samuel Santos disse:

      Obrigado pela participação Isabel! Por alguns dos motivos citados por ti e por outros tantos que criamos este espaço. Espaço que possibilita levar informação e também formar consciência. Contamos com você em participações futuras e ncontribuindo conosco com ideias, informações e também divulgando nosso trabalho.
      Grande abraço

  3. Jo disse:

    Bom, como sabem sou de Santo Antônio, e nunca tive incentivo desta cidade, tive tudo e perdi. Nunca tive ajuda nenhuma da cidade, dos colégas candidatos, Santo Antônio precisa de ajuda, todos empresários e comerciantes, ou mesmos os que trabalham por conta própria, a população, nada se crece por ai, pois a cidade só perde , sem grandes industrias empresas se criam,mas não sobrevivem por muito tempo, os empregos vem e vão sem data , sem futuro.Pra ter empregos todos tem que sair e procurar em cidades mais qualificadas.É uma pena que seja assim pois amo essa cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

setembro 2012
D S T Q Q S S
    out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
%d blogueiros gostam disto: