A EVOLUÇÃO DAS COISAS EM SANTO ANTONIO

Deixe um comentário

29 de setembro de 2012 por Maique


Em certos momentos de reflexão me deparo pensando onde iremos parar. Refiro-me ao avanço econômico aliado à facilidade de crédito que trouxeram mudanças principalmente nas paisagens da cidade. Onde no passado não tão distante existiam pastagens, hoje enxergamos obras, loteamentos, terrenos à venda e construções que acabam por desenhar um novo cenário.

Aproveitando o gancho do colega Edê no post do ultimo dia 26- A história das coisas, tento chamar a atenção dos amigos leitores para a evolução das coisas em nossa cidade. O vídeo nos mostra que a evolução econômica está ligada à degradação de ambientes naturais e quando estes estão saturados, a saída é buscar novas áreas ricas em materiais para a nova produção.

Não pensem que sou contra mudanças, de maneira alguma, apenas penso que temos muitos exemplos de cidades denominadas “pacatas” que hoje sofrem com a sua evolução desenfreada e poluidora. Atividades irremediáveis que no início eram chamadas de solução, hoje procura-se solução para amenizar os efeitos de projetos mal elaborados.

Quem de nós, no auge de seus vinte e poucos anos, imaginariam ver congestionamento de veículos ao sair do trabalho ao meio dia em Santo Antonio da Patrulha? Isso será progresso econômico? Não sei, só sei que já se fala na necessidade urgente de duplicação das principais vias da cidade, principalmente agora, na época eleitoral.

Os Amigos mais experientes devem concordar que, por exemplo, quarenta anos atrás, as principais empresas eram não mais que 4 ou 5, seguidas de personalidades que praticamente tinham o domínio econômico da cidade. Hoje surgem novas empresas, novos comércios diversificando as opções dos consumidores Patrulhenses, geram mais renda, mais empregos, aumentam o poder aquisitivo. Creio que neste ponto concordamos que houve evolução econômica.

Por fim, sei que nossa cidade ainda tem de percorrer um grande caminho até chegar ao equilíbrio econômico desejado por todos, mas quero chamar atenção para uma certa facilidade de crédito que estamos vivendo. Aliado a isso, está o nosso consumismo desenfreado à procura de coisas novas como carros, TVs, celulares de ultima geração e sem querer, acabamos fornecendo mais números para  a estatística do acúmulo de lixo formado pela “evolução das coisas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

setembro 2012
D S T Q Q S S
    out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
%d blogueiros gostam disto: