Impeachment de Collor faz vinte anos

Deixe um comentário

29 de setembro de 2012 por Samuel Santos


Talvez os mais jovens não saibam da história por completo. Num período, ainda assombrado pelos resquícios perversos da ditadura militar, nossa democracia, no mesmo processo, elegeu o primeiro presidente “pós ditadura” pelo voto popular e através da pressão e da mobilização popular tirou, do mesmo, o poder de governar o país.
Mesmo controversos e obscuros os fatos que levaram a cassação de Collor, até hoje não esclarecidos por completo, a força da população, sedenta pela democracia prevaleceu.
Como seria bom ver novamente a juventude com aquele entusiasmo, caras pintadas, indo as ruas lutando por um município, um estado, um país melhor…
Confira os fatos que mancharam a história da democracia brasileira.

Hoje completam 20 anos do impeachment do ex-presidente Fernando Collor

Impeachment do presidente mais jovem do Brasil completa 20 anos (Foto: Ubirajara Dettimar/Agência Brasil)

Do Portal EBC

Brasília – Há vinte anos, era admitido o processo de impeachment do então Presidente da República, Fernando Collor de Mello.  Primeiro presidente eleito pelo voto direto após a ditadura militar, foi também o mais jovem político a ocupar a chefia do executivo no Brasil.

Candidato do pequeno PRN – Partido da Reconstrução Nacional, Collor foi eleito no segundo turno com 42,75% dos votos ante os 37,86% do seu oponente na época, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante a campanha, Collor se autodenominava “caçador de marajás”, em referência aos altos salários de um grupo de servidores públicos, e prometia combater a inflação e a corrupção. O candidato se dizia ainda o “defensor dos descamisados”.

Para enfrentar os problemas econômicos da época, Collor adotou uma série de medidas. Uma delas foi o bloqueio do dinheiro da população em conta-corrente e poupança, entre outras coisas. Também fez privatizações e uma reforma administrativa com a extinção de órgãos e empresas estatais, além de congelar preços e pré-fixar salários.

A queda de Collor começou após denúncias de corrupção no governo feitas pelo irmão Pedro Collor e que envolviam também o tesoureiro de campanha Paulo César Farias, abrindo espaço para o afastamento do então Presidente da República pela Câmara dos Deputados. Eram denúncias de tráfico de influência, loteamento de cargos públicos e recebimento de propina que teria beneficiado integrantes do governo, no chamado “esquema PC”.

O Congresso Nacional se viu, então, obrigado a instalar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso. Foram ouvidos a sua secretária Ana Accioly e seu ex-motorista  Francisco Eriberto que falaram de um esquema, que teria sido operacionalizado, em parte, por contas “fantasmas” para a transferência de recursos. Gastos da “Casa da Dinda”, residência oficial durante o governo Collor, pagos por PC Farais estavam entre as acusações.

Durante  os trabalhos da CPI no Congresso Nacional, a população foi às ruas e estudantes pintaram o rosto em protesto no movimento que ficou conhecido como os “caras-pintadas” . As frases mais utilizadas eram “Fora Collor” e  “Impeachment Já”. Em uma última manobra, Collor tentou que a votação fosse secreta, mas em uma sessão aberta os deputados optaram pela abertura do processo de impeachment pela primeira vez na história do Brasil. Sem saída, Fernando Collor renunciou com o processo em andamento. Teve os direitos políticos cassados por oito anos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o processo de impeachment foi admitido no dia 29 de setembro de 1992. Por determinação legal, houve a  suspensão imediata do exercício das funções do acusado. No dia 2 de outubro, o vice Itamar Franco assumiu interinamente a presidência da República.

Em 1994, Supremo Tribunal Federal absolveu Collor da acusação de corrupção passiva por suposto envolvimento com o esquema PC Farias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

setembro 2012
D S T Q Q S S
    out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
%d blogueiros gostam disto: