Agricultores são beneficiados com novas habitações

Deixe um comentário

1 de outubro de 2012 por Samuel Santos


Assinatura dos contratos de habitação rural uma conquista para os agricultores familiares Foto: Samuel Santos

Após dois anos de muita luta, idas e vindas, foram assinados os primeiros contratos do Programa Nacional de Habitação Rural, na última sexta, 28, aqui em Santo Antônio da Patrulha, na agência da Caixa Econômica Federal.

Serão 08 oito unidades habitacionais construídas aqui no município nesta etapa. Dentre os beneficiários está o casal de agricultores familiares Osório  Umbelino dos Santos, 73 anos e Verginia de Souza Santos, 62 anos, moradores da localidade de Içara do Montenegro. Após muita espera irão desfrutar de uma moradia com condições dignas. “Nossa casinha ainda tem piso de terra e ta quase caindo. Estamos ansiosos e muito felizes por ter uma casa nova mesmo agora na nossa velhice” relata a agricultora Verginia.

Moradia atual de Osório e Verginia em Içara do Montenegro, Santo Antônio da Patrulha- Foto Samuel Santos

O Governo Federal subsidiará 25 mil reais por unidades construídas para compra do material de construção. Cabe  a cada agricultor disponibilizar a mão de obra como contrapartida. Os recursos disponibilizados para execução destas unidades serão de 248 mil reais

Os beneficiários são organizados e terão a execução das obras acompanhadas sob responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha. Além do acompanhamento técnico através de um profissional de arquitetura, os beneficiários serão acompanhados por um assistente social. Segundo Arnaldo Bühler, presidente do Sindicato, “é um momento muito importante, pois após anos de muita luta do Sindicato estamos conseguindo oportunizar o sonho de uma casa digna para alguns agricultores”. Também afirma que são muitas as demandas e que para o próximo ano estão previstos novos projetos e mais agricultores familiares serão contemplados.

A Gerente da agência da Caixa Econômica Federal Alaídes Vargas relata que trata-se de uma nova modalidade de serviços prestado pela instituição e de grande importância para os agricultores. “Estes programas são muito importantes, pois possibilitam a inclusão das pessoas e nós somos parceiros para novas contratações”, afirma Alaídes.

Este programa tem a coordenação da Coohaf (Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar) com recursos do Ministério das Cidades. No Rio Grande do Sul já foram executas mais de 5 mil unidades habitacionais para os agricultores familiares sob responsabilidade dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais em cada município.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

outubro 2012
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d blogueiros gostam disto: