Santo Antônio da Patrulha: futuro de silêncio e sem prefeito novo?

2

3 de outubro de 2012 por Samuel Santos


Nova etapa? Prefeito novo?

Nova etapa? Prefeito novo?

Por Edenilson Costa e Samuel Santos

Hoje, como não poderia ser diferente, a quatro dias das eleições, vamos abordar o tema da política municipal, onde muitos dizem estar na “reta final”, prestes a iniciarmos uma “nova etapa”.

O período eleitoral realmente esta no fim. Período regrado, com determinações, prazos a cumprir, etc. Para os que se expõe ao pleito, a reta final de contabilizar os saldos da campanha, tanto os esperados nas urnas, tanto o saldo da conta bancária. Passadas as eleições uma nova etapa? Talvez.  Alguns estarão endividados até o pescoço, pois talvez o único argumento com o eleitor é o do capital, o consumo. Resumidamente endividados por consumirem os votos, traduzindo, comprando os votos. Outros até aumentaram o saldo na sua conta bancária. Qual o milagre? Vender o nome para a legenda? Ou venderam o mandato para uma “empresa abonada”? Ou um “primo rico” irá, além de financiar a campanha,  legislar ou administrar?  Bem, é outro tema.

Alguns vão agradecer a retomada da paz, até com certa razão.  Usando a frase de um amigo: “A eleição poderia ser considerada dos Jingles ridículos, dos ataques pessoais, todos emocionais, despolitizados e exclusivamente marqueteiros. ‘Vendem’ os candidatos como se fossem uma ‘jujuba rosa’: o docinho que quero, o macio que me agrada, o gostosinho que me falta”.

Três meses de intensa movimentação estão acabando. Três meses que irão definir 4 anos. Não apenas quem irá administrar e legislar. Definirão planos, sonhos e destinos. Planos de quem quer investir no seu próprio negócio. Sonhos da casa própria, da continuidade dos estudos, do primeiro emprego. Destino do desenvolvimento rural, da saúde, educação, segurança, trânsito, etc.

Serão mais 4 anos onde em 3 anos e seis meses o silêncio irá pairar sobre nossa cidade. Todo o alvoroço, “buzinassos”, caminhadas, carreatas, em fim, toda a mobilização em prol da “conquista” da população via silenciar.

Vejamos: a maioria, grande maioria, senão toda população, até mesmo os militantes dos partidos dos “vitoriosos e derrotados” na eleição não freqüentarão as sessões ordinárias da Câmara de  Vereadores. Salvo em alguns temas polêmicos. Os bairros, as comunidades do interior terão “paz”, pois a “visita das promessas”, que irão solucionar os problemas, é realizada apenas em 3 meses específicos, de 4 em 4 anos.

No entanto, não teremos nada de novo. Além do provável silêncio da maioria população, entraremos num período de mais um mandato. Até que provem o contrário, nada mudará. Os espaços na linha de tempo, a conjuntura política e econômica até podem ser outros, mas as linhas de governo, os projetos de sociedade são os mesmos. Por mais que tentem argumentar por mudanças, todos nós patrulhenses já experimentamos dos sabores e dissabores de suas administrações. Santo Antônio da Patrulha, não terá um novo prefeito. Quem se eleger será “prefeito de novo”, afinal, ambos já ocuparam esta mesma cadeira. Nada de novo. Esperamos que independente de quem, seja realmente o prefeito em tempo integral e pelos próximos 4 anos, no mínimo.

A grande mudança ocorrerá na Câmara de Vereadores. Agora serão 13, ao invés de 9. (A propósito, alguém lembra-se dos vereadores que votaram pelos 13?). Espera-se que esta mudança seja positiva e que os nossos Edis consigam agilizar os seus trabalhos, pois pelo que nos parece, os atuais 9 vereadores não estavam sendo o suficiente. Será? Quanto à quantidade, agora não poderemos mais reclamar, agora, quanto à qualidade…

Depois do dia 07/10, saberemos quem entra e quem sai. Quem estará empregado e desempregado. Afinal, além de prefeito e vereadores, um belo exército de pessoas conta com a eleição de ambos os lados. Ninguém administra sozinho, estamos falando de um município e não de um simples comércio.

Queremos desejar, desde já, sucesso e felicidades ao prefeito, vice e vereadores eleitos. Sabemos que suas batalhas serão árduas na função de legislar e governar. Estaremos sempre por aqui, dispostos a contribuir na construção de uma Santo Antônio melhor. Este espaço estará sempre aberto para o debate franco e sincero.

E que este “novo governo” seja sempre com o povo e para o povo. Caso isso não aconteça, também estaremos aqui, como à voz dos que necessitam, dos que sofrem e, principalmente, dos que anseiam pelo novo de verdade.

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Santo Antônio da Patrulha: futuro de silêncio e sem prefeito novo?

  1. Luciano disse:

    “Santo Antônio da Patrulha não terá um novo prefeito. Quem se eleger será “prefeito de novo”!!!
    É uma frase síntese da vida e história política de SAP. O Brasil passou por um processo de transformaçao na consciência política nos últimos anos, e parece q Santo Antonio se mantem alheio. Fica difícil esperar uma adminsitraçao nova, soluções novas para os problemas novos e antigos…

    “Depois do dia 07/10, saberemos estará empregado e desempregado”
    É outra frase síntese do modo de fazer política em SAP. É uma questão de emprego! Não para a população, mas para os que se elegem. Como alguém pode encarar seu mandato como emprego e ser um bom político? Parece que sao realidades incompatíveis.
    Mas é assim: política como projeto pessoal e nao como sonho de sociedade.

    Mas, não existe realidade humana que seja eterna. Tudo muda…
    Bom exercício de política nestes dias, neste domingo.
    Luciano Motti

    • Samuel Santos disse:

      Luciano, obrigado pela participação! Realmente não existe realidade humana que seja eterna. Para o fator mudanças os atores da sociedade precisam estar pré dispostos a serem protagonistas desta mudança. Por isso idealizamos o Manifesto, pois através da informação e da formação poderemos contribuir, propiciando espaços de participação.
      Obrigado amigo e continue contribuindo e nos acompanhando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: