Um Outubro Realmente Rosa!

Deixe um comentário

15 de outubro de 2012 por Edê


De acordo com o site http://www.amucc.com.br/, o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

O outubro deste ano foi particularmente muito importante na vida dos patrulhenses. As eleições do dia 07 de outubro trouxeram grandes surpresas, boas ou ruins, dependendo do ponto de vista… O fato é que os patrulhenses elegeram 3 vereadoras. Será influência do Outubro Rosa?!

Bom, a legislação eleitoral exigiu que 30% das candidaturas fossem preenchidas por mulheres. Seria isso também uma política de cotas? De reconhecimento a um segmento excluído? Talvez um resgate histórico, valorizando a força da mulher, que ainda hoje sofre discriminação e preconceitos.

Infelizmente estas leis de cotas só existem em lugares onde essas diferenças históricas não foram muito bem resolvidas. O Brasil é um desses lugares. Esperamos que em um futuro próximo, estas leis não precisem mais existir, e que todos sejam igualmente respeitados.

Voltando ao assunto das eleições. Com estas exigências legais, muitos homens, digo, partidos políticos e coligações tiveram que correr atrás de candidatas para poder participar efetivamente deste pleito. Embora muitas dessas mulheres tivessem sido “convidadas” a participar deste leito para preencher algumas lacunas, outras realmente mostraram a que vieram, investindo pesado em suas campanhas, com jingles, placas, cavaletes, carros adesivados e tudo mais que uma campanha exige, claro, com o objetivo de compensar esses investimentos com a vitória nas urnas.

Esperamos que nossas vereadoras possam realmente fazer uma boa gestão, colocando suas idéias, representando quem as elegeu e não deixando-se dominar pelos “donos” dos seus partidos.  Que cada vez mais mulheres possam entrar para a política com o propósito de fazer a diferença. Quem sabe um dia, possam ser a maioria na Câmara e até mesmo, comandar o Poder Executivo. Seria um grande avanço!

Que a influência deste Outubro Rosa, persista durante os próximos quatro anos e que floresçam muitas vitórias em favor dos direitos de todos nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

outubro 2012
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d blogueiros gostam disto: