CUIDADO COM O HORÁRIO DE VERÃO

Deixe um comentário

20 de outubro de 2012 por Maique


Adiantar uma hora do relógio e acordar mais cedo do que o costume pode ser muito difícil para algumas pessoas e pode trazer consequências para a saúde. A falta do sono renovador causa danos na rotina diária, tanto no desempenho escolar e profissional, como afetivo e social, além de déficits cognitivos e até o aumento de riscos de acidentes.

Para se adequar ao novo horário, que começa neste sábado (21), é importante manter a média de sete a oito horas de sono por dia, para que os prejuízos da privação do sono não surjam a longo prazo. Vale dormir mais cedo do que de costume. Se possível, tirar um cochilo mais longo durante a tarde também pode ajudar, recomenda a consultora do sono Renata Federighi.

Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado e bem disposto no dia seguinte, mas para se manter saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico.

— Durante o sono, ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo — explica Renata.

Segundo ela, estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso à infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes. Sonolência diurna pode ser um dos efeitos da falta de adaptação do organismo ao horário de verão, sendo assim, é recomendado pelos especialistas dormir um pouco mais cedo do que o normal, para manter o período de descanso.

Cuidados com o travesseiro, colchão e até mesmo a temperatura do ambiente influenciam para um sono renovador e de qualidade. Além disso, para dormir bem é recomendado deixar o ambiente escuro, já que a claridade interfere na produção da melatonina — hormônio que avisa o cérebro que já é hora de dormir. Outro cuidado importante é o de evitar estímulos que atrapalhem um sono profundo, como TV, computador e celular.

O horário brasileiro de verão vai até o dia 17 de fevereiro de 2013. O Operador Nacional do Sistema Elétrico estima economia de R$ 280 milhões neste ano. Moradores das regiões sul, sudeste e centro-oeste e do estado de Tocantins devem adiantar os relógios. Nos demais estados não haverá mudança no horário.

Fonte: Jornal Zero Hora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

outubro 2012
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d blogueiros gostam disto: