Dia de Campo inaugura a primeira “Propriedade Referência em Saneamento Básico e Preservação Ambiental” do município.

Deixe um comentário

22 de outubro de 2012 por Samuel Santos


Mudas de árvores nativas são plantadas em ato simbólico da criação da primeira Propriedade Referência em Saneamento Básico e Preservação Ambiental do Município.
Foto: Edson Monticelli

Por Edson Monticelli

Na última sexta-feira, (19), o Projeto Propriedade Destaque 2012 promoveu o Terceiro Dia de Campo, um evento que abordou temas relacionados ao saneamento básico rural. A atividade foi realizada em uma das propriedades participantes do projeto situada na comunidade de Tapumes. A propriedade do Sr. Arno Pereira da Silva, por enfrentar sérios problemas relacionados a temática, foi escolhida para  reforçar a importância e  cuidados mínimos na questão saneamento básico rural. Com este trabalho realizado a Propriedade “Arroio do Guachinho” se tornou a primeira Propriedade Referência em Saneamento Básico e Preservação Ambiental do município.

Foram implantadas na propriedade, através do apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, esterqueira, fossa, caixa de gordura, filtro anaeróbico, sumidouro, conservação das nascentes e melhorias da água consumida pela família.

A programação do evento levou informações e gerou debates acerca dos temas propostos. A importância da esterqueira, a água consumida pela família e seus cuidados básicos e sistema de tratamento dos resíduos domésticos.

O evento contou com a parceria da CORSAN, EMATER, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e  Vigilância Sanitária Municipal. Ambos discorreram sobre a importância social, ambiental e também preservação da saúde da família com a implantação de sistemas de tratamentos de esgoto na área rural.

Como símbolo do evento os representantes dos órgãos presentes finalizaram o evento com a realização de plantio de árvores nativas no entorno do poço de coleta de água da família. O ato marcou a importância de unir esforços e envolver órgãos, instituições e a comunidade para tratar de um tema fundamental para a sociedade, a água.

Toda mobilização deste dia de campo se deu através do Projeto Propriedade Destaque 2012, desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Neste projeto estão sendo realizadas diversas  ações com um grupo de 28 propriedades de agricultores familiares, distribuídas em 20 comunidades. As ações prevêem a implantação de melhorias estruturais da propriedade, levar informações pertinentes para os agricultores e formar em temáticas relativas ao desenvolvimento da agricultura familiar.

Entre os temas abordados com os agricultores estão os que envolvem sindicalismo, motivação e comportamentos familiares, assistência social, políticas públicas, saneamento básico rural, preservação ambiental, saúde pública, a água que consumimos,  estão entre os principais. Todos estes assuntos, entre outros, foram abordados em diferentes metodologias como realização de oficinas de capacitação, dias de campo e visitas diretas às propriedades por profissionais específicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

outubro 2012
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d blogueiros gostam disto: