Documentário ilustra a desertificação causada pelo agronegócio nos EUA

Deixe um comentário

27 de outubro de 2012 por Samuel Santos


Da Página do MST

O documentário Poeira Negra denuncia a desertificação nos Estados Unidos, ao longo das décadas de 1930 e 1940, causada pelo modelo de agricultura industrial.

Apesar de não comentarem mais sobre esse assunto, durante esses longos anos as planícies dos EUA ficaram inviabilizadas economicamente. Depois de décadas de mecanização intensiva, o solo destruído virou uma sequência de tempestades de areia que destruíram a agricultura em vários locais e chegaram até a costa leste do país. Um fato importante a ser lembrado, uma vez que a base produtiva daquela produção agrícola é a mesma do agronegócio brasileiro que se diz tão moderno.

Entre os anos 1930 e 1940, os Estados Unidos foram atingidos por várias tempestades de poeira. A mais terrível delas ocorreu em 9 de maio de 1934.
Considerado como um dos dias mais sombrios da história e responsável por um dos maiores desastres ecológicos do século 20, o fenômeno é analisado no especial inédito Tempestade Negra
Tendo como diferencial a sua força e capacidade destrutiva, a tempestade não só escureceu o céu dos Estados Unidos, como também formou uma enorme nuvem de terra e areia atingindo três mil metros de altura.
Entre as cidades atingidas, Chicago, que foi invadida por cinco toneladas de terra, e Nova York, que ficou coberta por uma grande nuvem marrom. Os ventos de mais de 160 km por hora e as temperaturas acima de 37ºC provocaram destruições e mortes, disseminaram doenças e, por fim, agravaram a crise financeira que o país atravessava naquele momento.
No programa, cientistas, historiadores, físicos e médicos ajudam a recriar a Tempestade Negra, mostrando desde sua formação até suas consequências, que afetaram o meio ambiente, as pessoas e a economia norte-americana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

outubro 2012
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d blogueiros gostam disto: