Dilma renova IPI menor para carros

Deixe um comentário

29 de outubro de 2012 por Maique


Com o objetivo de manter o estímulo ao mercado interno, a presidente Dilma Rousseff anunciou na última quarta 24, durante a cerimônia de abertura do 27º Salão do Automóvel de São Paulo, nova prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a produção de veículos no país até 31 de dezembro. O benefício se encerraria no fim deste mês. Em Brasília, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a medida representará uma renúncia fiscal de R$ 800 milhões em novembro e dezembro. No ano, ela chegará a R$ 3,25 bilhões. Mantega também disse que esta provavelmente será a última prorrogação do benefício.

– Vim aqui anunciar que nós vamos prorrogar a redução do IPI até 31 de dezembro de 2012 – afirmou Dilma.

– Se suspendêssemos a desoneração, provavelmente as empresas iriam aumentar os preços, recolocar o IPI em novembro e dezembro. Queremos que os preços continuem baixos – afirmou, por sua vez, Mantega, ressaltando que as vendas internas ainda devem crescer 5% até o fim do ano.

A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comemorou. Cledorvino Belini, presidente da entidade, considera que a prorrogação permitirá ao setor fechar o ano com crescimento de 5% das vendas no mercado interno, com 3,8 milhões de veículos. Belini disse que a média diária de vendas no período anterior à adoção das medidas de estímulo (até o fim de maio) era de cerca de 12 mil veículos. No segundo semestre, com o incentivo, passou para 16.300 carros.

Dilma defendeu o novo regime automotivo, o Inovar-Auto, política implementada pelo governo este mês para atrair investimentos em inovação.

– Não podemos achar que o Brasil é uma ilha e nós não vamos importar, o que não vamos fazer é sobretudo importar. Este país não é uma montadora só – afirmou.

A presidente defendeu ainda a necessidade de produzir inovação tecnológica e disse que os veículos brasileiros podem ser competitivos no exterior.Para a presidente, o setor de automóveis vive um novo momento, devido à distribuição de renda e à ascensão de famílias à classe média, o que fez o mercado interno crescer.

– Temos de cuidar da nossa indústria. O Inovar-Auto é isso. É olhar para a indústria automobilística e falar: nós queremos te apoiar.

Fonte: http://www.fiscosoft.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

outubro 2012
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d blogueiros gostam disto: