TRABALHADORES RURAIS PATRULHENSES VISITAM A FEIRA DE AGRICULTORES ECOLOGISTAS DE PORTO ALEGRE

Deixe um comentário

31 de outubro de 2012 por Samuel Santos


Paulo, agricultor familiar patrulhense acompanha a comercialização da FAE.
Foto: Edson Monticelli

Por Edson Monticelli

No sábado, (27), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santo Antônio da Patrulha organizou, em conjunto com um grupo de  agricultores familiares,  uma visita a Feira de Agricultores Ecologistas (FAE) em Porto Alegre, Bairro Bom Fim.

O intuito de realizar esta visita foi de proporcionar aos agricultores familiares uma aproximação a forma de produção agroecológica e a comercialização direta aos consumidores.  Sindicato motivou-se a organizar esta visita  baseado no cronograma de ações do Projeto Propriedade Destaque 2012 (PPD). A partir de um conjunto de estratégias construídas com os agricultores no decorrer deste ano, através do  PPD, se vislumbrou um potencial para a organização de um espaço que proporcione aos agricultores e a sociedade local compra e venda, respectivamente, de produtos cultivados dentro do município.

Com 23 anos em pleno funcionamento, a FAE começou pequenina e se transformou

Há 23 anos a FAE movimenta a comercialização de produtos agroecológicos em POA e serve de inspiração a agricultores e consumidores.
Foto:Edson Monticelli

numa atividade consolidada no calendário da cidade. A feira é realizada todos os sábados pela manhã, das 07:30 h às 13:30 h. É uma quadra movimentada onde encontramos uma grande variedade de produtos naturais, processados, frutas, legumes e verduras. Tudo produzido de forma ecológica. Cada agricultor comercializa somente o que consegue produzir na sua propriedade, salvo alguns casos de intermediação.

A produção de alimentos orgânicos e agroecológicos, livres de agrotóxicos, está em franca expansão no Rio Grande do Sul. A cada dia, mais agricultores se engajam na luta por uma produção “limpa” e mais saudável. O emprego de manejo e técnicas familiares, visando a sustentabilidade do sistema e do meio ambiente também é um diferencial nesta lógica de produção e comercialização.

É importante ressaltar que a FAE é gerenciada, organizada e fiscalizada pelos próprios

Agricultores patrulhenses acompanham reunião semanal de organização da FAE feita pelos próprios feirantes.
Foto: Edson Monticelli

agricultores. O que se verifica durante a visita é a predominância de respeito as relações entre agricultores e consumidores. A ética, a preservação dos valores culturais, sociais, ambientais e a qualidade dos produtos são elementos que solidificaram esta experiência exitosa que serve de inspiração na construção de estratégicas que fortaleçam a agricultura familiar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

outubro 2012
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
%d blogueiros gostam disto: