UNIVERSITÁRIO, NÃO ESQUEÇA DO ENADE

1

22 de novembro de 2012 por Maique


No próximo domingo (25), 580 mil universitários que estão terminando o ensino superior  participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A prova, que é obrigatória, é utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade de cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o país.

O comparecimento dos estudantes inscritos ao dia da prova é muito importante, já que quem falta ao Enade fica impedido de receber o diploma. Isso porque a legislação determina que o exame é um “componente curricular”, como se fosse uma disciplina. Por isso quem não faz a prova fica com uma pendência e não consegue colar grau. O desempenho do aluno na prova não tem influencia ou não na emissão do diploma.

Depois da aplicação do Enade, uma comissão do MEC irá analisar todos os casos de estudantes que faltaram e por isso ficaram em situação irregular. O mais comum é o estudante ter que esperar pela próxima aplicação do Enade, no ano seguinte, e participar da prova para então poder receber o diploma.

São considerados concluintes aqueles que tenham expectativa de se formar até julho de 2013 ou que tenham cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o período da inscrição. Em 2012, serão avaliados os alunos concluintes das seguintes graduações: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Também participarão alunos de cursos tecnológicos em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

A inscrição do aluno é de responsabilidade da instituição de ensino. O estudante pode conferir se está inscrito ou não para o Enade 2012 no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Lá também é possível consultar o local de prova e responder ao questionário socioeconômico do estudante.

O exame não é amostral: caso o estudante se encaixe na categoria concluinte e a instituição onde ele estuda não tenha feito a inscrição, ele também fica impedido de colar grau e terá que regularizar sua situação junto ao MEC.

Confira no site
do Inep as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Enade.

Anúncios

Um pensamento sobre “UNIVERSITÁRIO, NÃO ESQUEÇA DO ENADE

  1. LUIZA disse:

    MINHA FILHA NÃO PODE FAZER A PROVA POIS ESTAVA SOMENTE COM O TITULO ELEITORAL < E AGORA? SEMPRE FOI ÓTIMA ALUNA < ESTA APROVADA EM TUDO ,COMO DEVE PROCEDER .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Agenda

novembro 2012
D S T Q Q S S
« out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
%d blogueiros gostam disto: